Make your own free website on Tripod.com

As danças mais tradicionais

 

 RAMALHADA

          A Ramalhada é um cantaréu, que era cantado quando as pessoas iam para as lides do campo, não sendo por isso dançada.

VIRA PASSADO

          O Vira Passado é uma dança de eiras onde se malhava o centeio e o milho dos lavradores.

É um vira muito alegre dançado no fim das desfolhadas e que representava a alegria subjacente ao fim de um dia de trabalho.

MALHÃO DAS PALMAS

          Esta é uma das mais características danças de Zebreiros onde é retractada a vida boémia de um homem que com o seu comportamento, se destacava na sociedade, ficando o seu modo de vida para sempre ligado ás cantigas das gentes daquela época.

COLUNAS

É uma dança do povo que se dançava principalmente no adro das Igrejas, nos arraiais, etc.

RABELADA

          A Rabelada é uma homenagem ás barquinhas rabelas, que transportavam os vinhos do Douro, para Vila Nova de Gaia, onde era armazenado para posterior exportação. Zebreiros era um dos portos de paragem das barcas rabelas, cuja tripulação confraternizava com os habitantes onde era dançada a rabela .

TIRANA

          A Tirana é um dos mais lindos viras de Portugal. Ao dançarmos a tirana recordamos uma mulher que ficou imortalizada pelas suas quadras populares .

VIRA DA MEIA VOLTA

          É uma dança de eiras onde ao fim do apanhar o feijão e do malhar do centeio se dançava com muita proeza pois era bastante rápida e divertida .

RUSGA AO Sr. DA PEDRA

          É uma rusga que nos faz recordar as idas a pé, dos nossos antepassados, á capelinha do Sr. da Pedra, em Miramar e Vila Nova de Gaia.