Make your own free website on Tripod.com

Um olhar sobre o Rancho Folclórico de Zebreiros

 

Só a vegetação, o rio, a calmaria..., são o suficiente para dar ao lugar de Zebreiros e à Freguesia de Foz do Sousa, uma beleza inconfundível e rara.

Mas Zebreiros não permite que sua beleza se resuma à beleza natural. Há a beleza da sua população, manifesta na sua alegria e no seu desejo em preservar aquilo que o Homem aliou à Terra: os cantares, as danças, o labor. E é isto que o Rancho Folclórico de Zebreiros efectivamente concretiza: a manifestação extraordinária dos usos, costumes e tradições bem como da sua conservação, através de um imenso profissionalismo desenhado pelo sorriso dos elementos que o integram.

O Rancho Folclórico de Zebreiros é, como alguém disse" um dos mentores de um vasto e rico património cultural, que lhe foi legado pela tradição".

O Rancho Folclórico de Zebreiros é sobretudo sinónimo de juventude, não só porque é composto por elementos jovens , mas porque os menos jovens os aceitam, os compreendem e aderem às suas propostas e iniciativas e muitas vezes, brincadeiras. E é isso, a nosso ver, que mantém o interesse das camadas mais jovens pelo folclore; é o facto de eles poderem compreender a sua cultura, as suas tradições e fazer a sua representação de uma forma responsável mas ao mesmo tempo com alegria e entusiasmo.

É assim que o Rancho Folclórico de Zebreiros leva" bem longe e mais alto" o nome de Zebreiros e faz de forma exemplar a manifestação da cultura de um povo que é a sua.

Para finalizar este breve olhar, conclui-se que a calmaria inicialmente referida é alegremente contagiada pelo entusiasmo, empenho e dedicação dos elementos do Rancho Folclórico de Zebreiros, aos quais se deve muito da exaltação deste belo lugar.